More... NOTÍCIAS EM DESTAQUE    

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Aqui, podes ficar a saber todos os destaques do Agrupamento de Escolas de Castro Daire. Visita o Menu ATIVIDADES e fica a saber mais....

More...
More... CONTRATAÇÃO PÚBLICA    

CONTRATAÇÃO PÚBLICA

Procedimento Concursal de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários Destinado a Assistentes Operacionais (PREVPAP). Mais informação no menu PROCEDIMENTOS CONCURSAIS.

More...
More... EXAMES NACIONAIS    

EXAMES NACIONAIS

Informações disponíveis relativamente aos Exames Nacionais no menu ALUNOS-PAIS -> EXAMES

More...
More... PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19    

PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19

Consulta o Plano de Contingência do Agrupamento no menu PLANO de CONTINGÊNCIA

More...
More... CLUBES E PROJETOS    

CLUBES E PROJETOS

Sabe tudo sobre os Clubes e Projetos em funcionamento no nosso Agrupamento no Menu CLUBES e PROJETOS. Temos novidades no Eco Esolas.

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2012 JoomlaWorks Ltd.

ESCOLA ETWINNING

Publicado em:

seloetwinning

Pelo segundo ano consecutivo, a nossa escola foi distinguida com o Selo Europeu de Qualidade pelo projecto eTwinning "A Journey Through Traditional Dances: Understanding a Culture!". De acordo com os critérios rigorosos do eTwinning Central Support Service (agência europeia do eTwinning), significa que o trabalho desenvolvido entre os vários parceiros do projeto, a saber Portugal, Espanha, Itália, Turquia e ainda o Brasil como parceiro convidado juntamente com seus alunos obtiveram um reconhecimento ao mais alto nível europeu. É concedido a projetos que tenham sido indicados para Selo Europeu de Qualidade por, pelo menos, um Serviço Nacional de Apoio, após um processo de seleção. Cada Serviço Nacional de Apoio propõe os três melhores projetos que tenham recebido um Selo Nacional de Qualidade com base na sua classificação e categoria. Além disso, são apenas elegíveis projetos que tenham pelo menos dois parceiros que tenham recebido o Selo Nacional de Qualidade.

O projeto baseou-se na partilha de um produto cultural bem enraizado em cada país: a dança. Ao longo do ano letivo 2018/ 2019, os vários países participantes realizaram uma viagem pelas danças tradicionais. Cada parceiro divulgou uma dança tradicional que foi aprendida, ensaiada e filmada pelos alunos e professores, numa clara tentativa de aproximação ao Outro. Pretendeu-se usar a dança como forma de resgate cultural, aprendendo a valorizar as diferenças culturais e minimizar os preconceitos.

O projeto “A healthy style of life in Europe” também recebeu o Selo Europeu de Qualidade no âmbito do ensino profissional. Este trabalho tratou da relação entre a alimentação saudável e a prática de actividade física, permitindo aos alunos dos vários países envolvidos (Polónia, Portugal, Itália e Turquai) partilhar e promover hábitos e comportamentos saudáveis.

São prémios que nos motivam para continuarmos a participar e desenvolver projetos internacionais que permitam aos nossos alunos contactar com diferentes realidades culturais e sociais, conhecer e trabalhar com colegas de outros países, alargar os horizontes, abrir as mentes e sentir-se um cidadão europeu.

Selo Europeu de Qualidade - Cidália Teixeira

Selo Europeu de Qualidade - Marcos Morgado

Selo Europeu de Qualidade - Marcos Morgado

Selo Europeu de Qualidade - Helena Magueja

_________________________________________________________________________________________________

Como reconhecimento do trabalho feito no eTwinning a nível escolar, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire foi distinguido com o Selo de Escola eTwinning.

A ideia de reconhecimento pelo trabalho feito no eTwinning existe desde o começo dos Selos de Qualidade, disponíveis aos professores pelos seus projetos a nível nacional e europeu. No entanto, nestes selos só está previsto o reconhecimento do trabalho individual de professores em projetos. De forma a reconhecer o trabalho feito a nível escolar, foi desenvolvido um novo selo: Escola Etwinning

O princípio por trás deste selo relaciona-se com a vontade do eTwinning em reconhecer e avaliar o envolvimento, compromisso e dedicação, não só de alguns eTwinners dispersos, mas de equipas de professores e dirigentes da mesma escola.

O conceito de alcance de estatuto de Escola eTwinning é o de uma jornada de desenvolvimento, com componentes que podem ser avaliadas objetivamente. Não pretende ser uma competição, mas sim uma progressão de um nível para o seguinte.

Com a obtenção deste selo, iremos :

- Obter uma maior visibilidade a nível europeu

- Integrar uma rede europeia de escolas eTwinning proeminentes para inspirar o futuro desenvolvimento do eTwinning

- Ser reconhecido como líder nas áreas de: Práticas digitaisPráticas de eSafetyAbordagens inovadoras e criativas à pedagogiaPromoção do desenvolvimento profissional contínuo do pessoalPromoção de práticas de ensino colaborativas com o pessoal e alunos

- Ter a possibilidade de exibir o Selo de Escola eTwinning em todos os materiais de promoção e informação.

__________________________________________________________________________________________

 

european quality 600x400Depois de termos sido agraciados com a atribuição de reconhecimento nacional através do Selo de qualidade nacional - Etwinning, o Agrupamento de Escolas foi distinguido com o SELO EUROPEU DE QUALIDADE pelo projeto  "The importance of the Traditional games as a factor of cultural integration”. Tal distinção evidencia o trabalho desempenhado dos alunos e professores envolvidos no projeto. Ler mais aqui

 

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________

GRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE NOVAMENTE DISTINGUIDO COM 3 SELOS NACIONAIS DE QUALIDADE (SNQ) DE 3 PROJETOS ETWINNING 2019

Depois de no ano letivo 2017/ 2018 o agrupamento ter recebido o SNQ pelo projeto "The importance of traditional games as a factor of cultural integration" e posteriormente o Selo Europeu de Qualidade, a mesma equipa de trabalho lançou-se num novo desafio e, concomitantemente, num novo projeto intitulado "A Journey through Traditional dances: understanding a culture". Assim, os professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado trabalharam com parceiros da Turquia, Itália, Espanha e o Brasil e respetivas turmas para divulgar as danças tradicionais dos seus países, aprender os seus passos num trabalho coletivo que culminou em partilhas de elevado interesse na plataforma Twinspace, videoconferências com os professores e alunos, troca de postais entre todos os países participantes, vídeos vários… Mais uma vez recebemos o SNQ com este projeto, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores responsáveis, tendo sido referido pela equipa de avaliadores nacionais: “Parabéns pelo projeto! Conhecer as danças de cada local é, sem dúvida, um modo de conhecermos melhor os outros e um bom pretexto para compreendermos e falarmos uma nova língua. (...) Parabéns pelo trabalho desenvolvido.”

Continuar a ler o artigo aqui

giae

giaeINTERNO

Resultado de imagem para centro qualifica

BIBLIOTECALOGO