AECD ETWINNING

Imprimir
Visitas: 7166

etw2

Por iniciativa dos alunos Bianca Rocha, Gonçalo Almeida, Leonor D. Rodrigues, Leonor F. Rodrigues e Marta Magalhães, o professor Marcos Morgado propôs um projeto etwinning intitulado Bike tour. Este projeto teve grande aceitação pelos parceiros europeus contando com a participação de escolas da Espanha, Polónia, Eslováquia, Grécia e Turquia (2 escolas). Os principais objetivos foram: promover hábitos de vida saudáveis, melhorar os conhecimentos sobre o ambiente e a preservação do mesmo, conhecer  novas ferramentas informáticas, melhorar as competências linguísticas e desenvolver o conhecimento e a tolerância com outras culturas europeias. O projeto está em fase de conclusão tendo uma avaliação muito positiva por parte de alunos e professores.

_________________________________________________________________________________________

 

Projeto eTwinning Buena Onda - 11ºA - 2021/ 2022

etwA turma do 11ºA trabalhou ao longo do ano letivo no projeto “Buena Onda”, na disciplina de Espanhol, com escolas parceiras de Espanha, Itália e França. Este projeto também foi o projeto de Cidadania e Desenvolvimento. O objetivo essencial foi a criação de uma webradio e de uma revista digital europeias colaborativas para que os nossos alunos aprendessem e se inteirassem de como a informação é criada/ gerada. Os parceiros efetuaram as pesquisas em conjunto, em equipas internacionais, tal como faria uma verdadeira sala de imprensa, trocando opiniões, informações em fóruns e produzindo artigos e programas temáticos. Partilharam aspetos do seu país (gastronomia, literatura, tradições, música, desporto) aos seus colegas europeus sob a forma de podcasts. Assim, foram trabalhadas as competências social, intercultural, digital e linguística. O projeto realizou-se entre os meses de outubro de 2021 e maio de 2022 com alunos de 15 a 17 anos. A turma contou com o apoio ímpar da Rádio Limite e da radialista Cátia Cardoso que foi exímia em introduzir os alunos no mundo radiofónico. Para tal, foram realizadas duas “saídas de campo” à Rádio Limite: uma primeira para conhecer tudo o que está por detrás de uma emissão de rádio e uma segunda visita para gravar os podcasts. Esta articulação foi, sem dúvida, uma mais valia para o projeto e para a motivação dos discentes. Ficam as fotografias, um programa sobre a felicidade com os podcasts do grupo internacional desse tema (a prestação da aluna portuguesa Lara foi muito elogiada) e a revista colaborativa com todos os textos e podcasts dos vários grupos e temas. A docente de Espanhol agradece encarecidamente a colaboração da radialista Cátia Cardoso e da Rádio Limite porque proporcionaram uma experiência rica e concretizaram, localmente, um projeto realizado virtualmente.

O 11ºA está de parabéns!

 
____________________________________________________________________________________________

PROJETO eTwinning “GUESS WHO’S COMING TO DINNER” - 7ºA

1A turma do 7ºA participou, ao longo do presente ano letivo, neste projeto envolvendo as disciplinas de Inglês, Educação Física, Educação Visual, TIC, Ciências Naturais. Contou com Escolas parceiras de Itália, Espanha,Turquia e Ucrânia.

Para além dos conteúdos programáticos, destas disciplinas, terem sido abordados num contexto não convencional, foram igualmente desenvolvidas as competências previstas para Cidadania e Desenvolvimento. Este projeto proporcionou, também, a definição do projeto DAC da turma.

 

 

 

 

 Estes foram alguns dos objetivos alcançados:

 

-Caracterizar a paisagem local;

-Dar a conhecer a nossa região com as suas caraterísticas singulares;

-Conhecer a cultura do outro;

-Comunicar em Língua estrangeira;

-Localizar e compreender as  lugares e as regiões;

-Desenvolver o sentimento de cidadão europeu.

O projeto contemplou reuniões internacionais de alunos e de professores. Foi criado um logotipo, dois livros em suporte digital (um de receitas europeias onde os alunos tiveram a oportunidade de partilhar as suas iguarias locais, outro onde nomes próprios dos participantes com termos botânicos foram inventariados), comemorou-se o dia internacional da atividade física com registo fotográfico da prática de diversas modalidades desportivas, entre outras atividades.

Para além dos alunos terem desenvolvido as suas competências linguísticas, sociais, digitais e interculturais… até as musicais foram trabalhadas através de um rap colaborativo.

Visualiza aqui um panorama da inetração.

__________________________________________________________________________________________________________ 

Be Simple!

O projeto eTwinning “Be Simple” foi concluído! Contou com a participação de quinze alunos do 3º ciclo e ensino secundário e com os professores Cidália Teixeira, Helena Magueja, Isabel Figueiredo e Marcos Morgado. Participaram mais alunos e professores dos seguintes países: Brasil, Dinamarca, Espanha e Turquia.

O projeto teve como propósito consciencializar os alunos e a comunidade educativa sobre o que é realmente importante para as nossas vidas. Quando foi implementado, já todos tínhamos passado por um primeiro confinamento. O segundo voltou a ocorrer e todos tivemos que, novamente, nos ajustar à dura realidade de não podermos conviver e estar normalmente com os nossos familiares, amigos e colegas de escola.

As atividades implementadas acabaram por desenvolver em todos a consciência da importância da vida, da amizade, da família, do respeito a si e ao próximo e ao meio ambiente que nos rodeia.

O que é mais importante para nós?

Foram desenvolvidas diversas atividades que nos permitiram resgatar os valores mais importantes da existência humana.

Podem aceder ao site, abaixo disponibilizado, onde se encontram destacados os momentos mais significativos.

Consultar Fotogaleria aqui 

Consultar Portal Web aqui

Igreja

Os alunos da disciplina de Espanhol do 11ºA e 11ºC trabalharam ao longo do ano letivo no projeto eTwinning "Salud" - totalmente integrado no programa da disciplina -juntamente com três escolas francesas, uma espanhola e outra italiana em que o veículo de comunicação foi a língua espanhola. Este projeto assumiu-se também, no caso da turma do 11ºA, como projeto de DAC e Cidadania e Desenvolvimento. O objetivo deste projeto foi conhecer o conceito de saúde, refletir sobre os hábitos saudáveis e promover hábitos saudáveis nos alunos das turmas. Os alunos foram divididos em quatro grupos internacionais de acordo com a sua afinidade com um dos quatro temas propostos (bem estar/ ócio/ alimentação/ desporto) e trabalharam sempre de forma colaborativa (Framapad, fórum, videoconferência). Realizaram pesquisas, questionário, analisaram os dados, e criaram revistas digitais sobre os 4 temas com as suas variadas propostas de melhorar os hábitos no dia a dia. Por fim, os vários produtos do projeto foram compilados num site para uma melhor visibilidade e mais fácil disseminação.
Este projeto contribuiu para o desenvolvimento das seguintes competências: a competência social e cívica - conseguir uma sociedade mais consciente da importância dos hábitos saudáveis como são a alimentação, o desporto, o bem estar e o ócio.
A competência digital foi amplamente acicatada com a utilização de várias páginas web e plataformas: Twinspace, Genial.ly, Canva, Padlet, storyjumper, pixtoon, youtube… A competência linguística é quiçá o alcance de maior êxito deste projeto uma vez que ajudou a perder o medo de comunicar com alunos de outros países e trabalhar e efetivou novos conhecimentos lexicais. O facto de interagir com alunos de diferentes nacionalidades (italianos, franceses e espanhóis) incrementou também a competência intercultural de cada um. Por fim, os alunos aprenderam a aprender através da pesquisa de informação na internet, da utilização de novas ferramentas digitais sem grandes instruções prévias no sentido de fomentar a sua autonomia e de inverter os papéis tradicionalmente atribuídos ao professor e alunos. Estes foram o centro da aprendizagem e "produtores" do seu conhecimento, realidade que está na ordem do dia nesta era de transição digital.
Os alunos estão de parabéns pelo trabalho realizado, pela sua resiliência e capacidade interventiva.
Grupo

 

qr code tour virtualOs alunos da opção de Espanhol das turmas dos 12ºA, B e C trabalharam ao longo do ano letivo num projeto eTwinning intitulado "Clases conectadas online". Este projeto teve como parceiros uma escola de Espanha (Hellín) e outra de Itália (Livorno) e procurou acicatar a cocriatividade dos alunos, as suas competências digitais e ainda potenciar o uso responsável da internet. Testaram várias ferramentas online, realizaram e divulgaram vários trabalhos com o intuito de comunicar, gamificar, explorar ferramentas 2.0 e enriquecer os seus conhecimentos acerca do grande leque de recursos que têm à sua disposição. As videoconferências foram o palco de uma comunicação mais autêntica em língua castelhana e a oportunidade também de divulgar os contextos educativos e os trabalhos.

Um dos vários produtos finais consistiu em construir um tour virtual pela escola de cada país para que os parceiros pudessem visitar a distância, tal como alguns museus internacionais já disponibilizam como recurso. Os nossos alunos envolveram-se na captura de fotos em 360º, algum trabalho de edição, gravação de audios e legendas para dar forma a este mini projeto dentro do grande projeto etwinning levado a cabo. Convidamos todos a entrar pelo link ou através do QR code e visitar virtualmente a nossa Escola Secundária, navegando pelos vários botões de ligação presentes e desfrutar do trabalho colaborativo dos nossos alunos.

Agradecemos a cedência do vídeo promocional de Castro Daire por parte da Câmara municipal.           

Parabéns aos alunos pelo empenho e dedicação!

Ligação para aceder ao tour: Tour Virtual Escola Secundária de Castro Daire_12ºABC_etwinning

 

 

CapturarNo dia 28 de abril, a professora Cidália Teixeira promoveu uma sessão de partilha online sobre a plataforma digital Nearpod, uma plataforma online baseada em aprendizagem móvel, que possui diversas funcionalidades para tornar uma aula mais atrativa e na qual os alunos se envolvem, permitindo interações professor-aluno em tempo real de vários tipos, e o melhor: em qualquer dispositivo.

O ensino a distância ou presencial têm no Nearpod um aliado de peso. Seja no E@D, seja em projetos eTwinning (ou outros), seja em contexto de aula presencial, a plataforma Nearpod permite diversidade, interação, simplicidade de manuseamento, possibilidade de criação colaborativa e ainda tem a vantagem de integrar no mesmo sítio o melhor que outras ferramentas fazem de forma isolada (quiz, quadro colaborativo, sondagem, brainstorming, vídeo com perguntas integradas, simulações, imagens em 3D, entre outros).

O Nearpod é o "hole (all) in one" das aulas interativas utilizando a célebre expressão do golfe. 
Os professores participantes puderam conhecer o manancial de recursos da plataforma, o seu potencial em projetos eTwinning e ainda experimentá-la, na perspetiva de aluno, juntamente com a oradora.

 Consultar imagens - Imagem 1 e Imagem 2

 

 

 

etwinning

É com enorme satisfação que informamos que o agrupamento de Escolas de Castro Daire mantém o seu Selo de Escola eTwinning para o biénio 2021/ 2022 após um rigoroso processo de duas fases. É uma das 2935 escolas premiadas em toda a Europa e uma das 108 em Portugal. Esta distinção é uma recompensa para as escolas pioneiras e líderes nas áreas de práticas digitais, práticas de eSafety, abordagens pedagógicas e criativas; na promoção do desenvolvimento profissional dos professores e por fim na promoção de práticas de aprendizagem colaborativas entre os professores e os alunos. Este galardão torna-se ainda mais pertinente quando a pandemia obrigou as escolas a reinventar-se e muitos projetos continuaram a ser desenvolvidos a partir de casa mostrando que a mais-valia do eTwinning é a força da aprendizagem baseada em projetos e a colaboração ativa realizada dentro e fora da escola.

As Escolas eTwinning são distinguidas pelo seu empenho e envolvimento no eTwinning, com destaque para a forma como é integrado e aplicado nas políticas e práticas escolares, bem como nas oportunidades de desenvolvimento profissional. São Escolas reconhecidas como líderes a nível europeu  cujos professores trabalham em conjunto para partilhar os conhecimentos e oferecer uma experiência educacional mais abrangente e enriquecedora para todos e que procuram mais oportunidades para o desenvolvimento da escola.

Aproveitamos para divulgar uma iniciativa inédita. A Organização Nacional de Apoio eTwinning (NSO), tutelada pela Direção Geral de Educação, lançou a iniciativa "eTwinning na EN2 - todos a bordo!" em que Castro Daire será palco de uma ação de formação de curta duração online entre os próximos dias 12 e 16 de abril. 

159219653 1842628562581396 8879368974924881685 o

 

A renovação do selo Escola eTwinning e o reconhecimento do nosso agrupamento enquanto líder a nível europeu nas áreas de práticas digitais, abordagens pedagógicas e criativas, na promoção do desenvolvimento profissional dos professores e ainda na promoção de práticas de aprendizagem colaborativas entre os docentes e os alunos trarão mais desafios e responsabilidades no futuro.
Estaremos sempre prontos para "abraçá-los". Queremos cada vez mais alunos abertos à inovação, à descoberta de novos caminhos, a novas formas de comunicar além fronteiras, novas formas de aprender investigando, fazendo e colaborando.
O eTwinning é isso e muito mais, como podem comprovar neste vídeo nas palavras dos nossos alunos e professores.

https://www.youtube.com/watch?v=MfmLVteHtA4

 

 

Resultado de imagem para internet segura 2021

No dia três de fevereiro, decorreu uma sessão de partilha online na plataforma eTwinning para os professores subordinada ao tema da segurança online. A menos de uma semana da celebração do Dia da Internet Mais Segura (9 de fevereiro), a professora Cláudia Nunes falou de diversos assuntos que assumem cada vez mais pertinência no mundo global em que vivemos e, mais particularmente, no ensino a distância que está prestes a iniciar. Os direitos e responsabilidades das pessoas online, os perigos inerentes ao ambiente virtual, a nossa pegada digital, os direitos de autor, as licenças Creative Commons, a utilização de dispositivos móveis na escola (riscos, cuidados e regras a seguir) foram abordados e despoletaram uma frutífera troca de opiniões entre todos os participantes que, por sua vez, transmitirão estas preciosas informações aos seus alunos. É mais um contributo do agrupamento para a promoção da cidadania digital.

FOTOS - VISUALIZAR

 

Cerimónia de Entrega Selos Europeus eTwinning 2020

Resultado de imagem para selos europeus etwinningNo dia 17 de dezembro, na biblioteca da Escola Secundária, decorreu a cerimónia de entrega dos Selos Europeus de qualidade atribuídos a projetos eTwinning desenvolvidos no ano letivo transato com a presença do Sr Diretor do Agrupamento, António Ferreira. Devido à conjuntura atual, esta cerimónia nacional foi realizada por videoconferência. A mesma começou com uma palestra - A campanha "eTwinning&Inclusão: não é ilusão!" proferida pelo Professor Doutor David Rodrigues, Presidente da Pró-Inclusão e elemento do grupo de trabalho que desenhou os princípios da Educação Inclusiva, expressos no Decreto-Lei N.º54/2018, de 6 de julho.

Os projetos distinguidos foram "Back to Nature" dos professores Carla Santos, Paula Gonçalves e Marcos Morgado [cujos alunos participantes estiveram na plateia] e o projeto "Castro Daire e Lepe. Tão longe e tão perto: história de um encontro de irmãos" da professora Cidália Teixeira.

Nessa cerimónia, também foram entregues os diplomas de Selo Nacional de Qualidade obtido pelos projetos já supra mencionados e ainda o projeto "Rainbow Sustainable Village" dos professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado.

Trabalhar em metodologia de trabalho projeto não é trabalhar mais. É fazer diferente! A atual pandemia COVID-19 está a obrigar os educadores de todo o mundo a adaptarem-se e a inovarem as suas práticas.

Os projetos eTwinning encaixam como uma luva no propósito da inovação, motivação, aprendizagem pela descoberta, ampliação dos conhecimentos e exploração de novas ferramentas digitais. A interação com alunos e professores dos quatro cantos da Europa e do mundo propicia a melhoria das competências comunicativa e social de todos os participantes e a criação de uma mente mais aberta, uma maior abertura ao "Outro" e concomitantemente uma maior tolerância.

Sem desafios, não há evolução.

"A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio."

Martin Luther King

FOTOS - VISUALIZAR

 

No dia 12 de novembro de 2020, o professor etwinner Marcos Morgado, convidado pelo Serviço Nacional de Apoio ao eTwinning, representou o agrupamento na Conferência Anual de Escolas eTwinning. Relembramos que o Agrupamento de escolas de Castro Daire é uma das 59 escolas eTwinning portuguesas num universo de 1004 escolas distinguidas por toda a Europa. 

FOTOSVISUALIZAR

 

É com orgulho e satisfação que divulgamos que dois projetos etwinning levados a cabo no ano letivo transacto receberam o Selo Europeu de Qualidade. Os projetos foram "Back to Nature" dos professores Marcos Morgado, Paula Gonçalves e Carla Silvana com as suas turmas dos 8°B e 9°B e "Castro Daire e Lepe: história de um encontro de irmãos" da professora Cidália Teixeira com a turma do 11°A.

É um orgulho levar o nome de Castro Daire aos quatro cantos do país e da Europa.

É um orgulho ver o trabalho dos alunos recompensado depois de um ano tão conturbado e difícil como foi o ano passado e que mostrou que cada vez mais, fazem sentido os projetos de trabalho colaborativo!

FOTOS - VISUALIZAR

 

A nossa escola acaba de receber mais dois Selos Nacionais de Qualidade por mais dois projetos eTwinning desenvolvidos durante este ano letivo: o projeto "Back to Nature" dos professores Carla Santos, Paula Gonçalves e Marcos Morgado e ainda o "Rainbow Sustainable Village" levado a cabo pelos professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado, com a preciosa participação da professora Isabel Fernandes.

Parabéns a todos os etwinners!

FOTOS - VISUALIZAR

 

Ao Projeto eTwinning Castro Daire y Lepe: tan lejos y tan próximos. Historia de un encuentro de hermanos. Castro Daire e Lepe: tão longe e tão próximos. História de um encontro de irmãos, desenvolvido durante este ano letivo 2019/20 com a turma do 11°A foi concedido o Selo Nacional de Qualidade.

Fica aqui a mensagem do Serviço Nacional de Apoio do eTwinning:

"O projeto estabeleceu um intercâmbio linguístico e cultural entre alunos e professores da escola portuguesa com uma escola espanhola e propiciou a concretização de um intercâmbio físico que permitiu que os alunos fossem além da partilha virtual das suas realidades.

O projeto recorre a um conjunto variado de ferramentas Web propiciadoras de um trabalho efetivo entre os alunos, nomeadamente, o padlet, linoit, programas de edição de vídeo, photoshop, Google Meet, Google Forms e Genially, powerpoint, facilmente identificável nos diferentes produtos apresentados. São ainda exploradas ferramentas de comunicação disponibilizadas pela plataforma eTwinning (fórum e “live event”) e outras.

Este projeto revela um trabalho continuado sendo de salientar como muito positivo a possibilidade de associar o projeto à organização do intercâmbio onde os alunos tiveram o privilégio de experienciar a a língua e a cultura portuguesa e espanhola.

São respeitadas as questões relativas à privacidade e segurança mas sugere-se que em próximos projetos sejam tomadas ações pró-ativas, como a elaboração de um código de conduta.

A avaliação efetuada por parte dos alunos e professoras evidencia um excelente envolvimento demonstrando que objetivos e produtos definidos foram plenamente alcançados.

Parabéns pelo trabalho desenvolvido e desejos que possam concretizar o plano de receber em Castro Daire os parceiros de Lepe."

FOTOS - VISUALIZAR

 

Eis o produto final de mais um projeto eTwinning da nossa escola. Visualizar

 

Olá a tod@s!>

"Castro Daire y Lepe: tan lejos y tan próximos. Historia de un encuentro de hermanos. Castro Daire e Lepe: tão longe e tão próximos. História de um encontro de irmãos."

Partilhamos aqui o "jornal" do projeto eTwinning, DAC e Cidadania e Desenvolvimento levado a cabo na turma do 11ºA ao longo deste ano letivo 2019/ 2020.

 

No dia 9 de maio, comemora-se o dia do eTwinning. O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia. Tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

A nossa escola tem sido muito dinâmica nestes tipos de projetos, com vários reconhecimentos nacionais e europeus, fruto da dedicação dos nossos professores e alunos. Hoje a nossa escola pertence a um grupo europeu muito seleto de escolas reconhecidas com o Selo de Escola eTwinning.

FOTOS - VISUALIZAR

 

"A montanha vai ao encontro do mar"

Oito alunos do 11°A, acompanhados pela sua professora de Espanhol, rumaram no dia 24 de fevereiro (aproveitando a interrupção do carnaval) a Lepe (na província espanhola de Huelva) para um intercâmbio escolar com o Instituto de Enseñanza Secundaria El Sur. A iniciativa partiu de um projeto eTwinning levado a cabo pela docente de Espanhol, Cidália Teixeira,e que passou logo a projeto de Cidadania e Desenvolvimento e ainda Domínio de Autonomia Curricular a trabalhar na turma (a interculturalidade como tema nuclear).

Durante uma semana, os alunos ficaram hospedados em casas de famílias locais em total "imersão linguística".

Muitas aprendizagens formais e informais tiveram quer na escola de Lepe, quer nas casas dos seus anfitriões e ainda na própria cidade que recebeu de braços abertos.

A oportunidade de viver o quotidiano dos nativos ultrapassa em larga medida o que um manual de língua estrangeira oferece.

Todos praticaram a interculturalidade in loco, ao vivo.

"Castro Daire e Lepe: história de um encontro de irmãos".

FOTOS - VISUALIZAR

 

No dia 29 de janeiro, teve lugar na sala 23 da escola secundária um workshop do programa SketchUp ministrado pelos alunos do curso profissional de Técnico de informática e sistemas e sob a supervisão da professora Isabel Fernandes. Este workshop é uma atividade inserida num dos projetos Etwinning deste ano letivo - "Rainbow Sustainable Village" - que visa a reflexão e a idealização de uma cidade sustentável com os seus parceiros europeus. O programa SketchUp permite a realização de projetos em 3D e será uma ferramenta digital de destaque em todo o projeto.

Os professores eTwinners do Agrupamento agradecem a disponibilidade da professora Isabel Fernandes assim como dos seus alunos do 2°D que assumiram na perfeição o papel de professores.

FOTOS- VISUALIZAR

 

No último dia de atividades letivas , decorreu a cerimónia de entrega dos certificados etwinning aos alunos que participaram nos vários projetos levados a cabo no ano letivo anterior que muito contribuíram para que a nossa escola fosse galardoada com o Selo Escola Etwinning. No fim, foi hasteada a bandeira etwinning pelo Diretor do Agrupamento.

FOTOS - VISUALIZAR

 

No dia 8 de novembro de 2019, os professores etwinners do agrupamento estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios e selos etwinning no Agrupamento de Escolas de Canelas. O projeto que levaram a cabo no ano letivo transacto "A Journey through traditional dances: understanding a culture" recebeu o Selo Europeu de Qualidade, galardão outorgado por Bruxelas. Nesta mesma cerimónia, o Diretor recebeu a bandeira de Escola etwinning que premeia as boas práticas das escolas no âmbito de projetos etwinning, reconhece as mesmas como líderes nas áreas de práticas digitais, práticas de eSafety, abordagens inovadoras e criativas à pedagogia, promoção de práticas de ensino colaborativas com professores e alunos.

FOTO - VISUALIZAR

 

A convite da Direção Geral de Educação, o nosso agrupamento esteve representado pelo professor Marcos Morgado na “eTwinning Annual Conference 2019” que se realizou em Cannes – França, entre os dias 24 e 26 de outubro de 2019. Com o tema “Where Education Meets Democracy”, este convite decorre no seguimento do excelente trabalho desenvolvido pelos nossos alunos e pela equipa de professores responsáveis pelos projectos eTwinning desenvolvidos. Neste evento, decorreram diversos workshops onde foram partilhadas diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento do tema central e de temas paralelos para a consolidação da Democracia.

FOTO - VISUALIZAR

  

ANO LETIVO 2019/2020

cartaz back to nature

______________________________________________________________________________________________________

"Castro Daire y Lepe: tan lejos y tan próximos. Historia de un encuentro de hermanos. Castro Daire e Lepe: tão longe e tão próximos. História de um encontro de irmãos."

Partilhamos aqui o "jornal" do projeto eTwinning, DAC e Cidadania e Desenvolvimento levado a cabo na turma do 11ºA ao longo deste ano letivo sobre o tema da interculturalidade. 

https://view.genial.ly/5ef5a5da37aeac0d6f1bafe9/presentation-projeto-etwinningcastro-daire-e-lepe

______________________________________________________________________________________________________

Depois de no ano letivo 2017/ 2018 o agrupamento ter recebido o SNQ pelo projeto "The importance of traditional games as a factor of cultural integration" e posteriormente o Selo Europeu de Qualidade, a mesma equipa de trabalho lançou-se num novo desafio e, concomitantemente, num novo projeto intitulado "A Journey through Traditional dances: understanding a culture". Assim, os professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado trabalharam com parceiros da Turquia, Itália, Espanha e o Brasil e respetivas turmas para divulgar as danças tradicionais dos seus países, aprender os seus passos num trabalho coletivo que culminou em partilhas de elevado interesse na plataforma Twinspace, videoconferências com os professores e alunos, troca de postais entre todos os países participantes, vídeos vários… Mais uma vez recebemos o SNQ com este projeto, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores responsáveis.

Além deste projeto, a professora Cidália Teixeira, docente de Espanhol desenvolveu um projeto com uma escola espanhola de Lepe  (na província de Huelva) que aprende o Português e a sua turma de Espanhol do 9ºB. O projeto "Glossário virtual de expressões idiomáticas ilustradas" foi contemplado com o SNQ e visou construir um glossário de expressões idiomáticas portuguesas e espanholas e ilustrá-lo com desenhos alusivos a cada expressão realizados pelos próprios alunos, desenvolvendo assim as suas competências linguísticas e ainda as competências artísticas e tecnológicas. 

Os alunos que participaram neste projeto , antigos alunos do 9ºB e que vão receber o diploma são:

Ana Carolina Henrique, Daniela Quintans, Diana Monteiro, Joana Teixeira, Letícia Pereira, Mariana Ferreira, Marta Seiceira, Rui Pereira, Sandra Teixeira, Sara Marado, Soraia Ferreira, Tarcylla

O professor Marcos Morgado desenvolveu igualmente outro projeto com a turma 1º E do Ensino Profissional  denominado “A Healthy style of life in Europe”. Este projeto que teve como parceiros a Turquia, Itália e Polónia teve com principal objetivo partilhar os hábitos alimentares dos alunos e promover hábitos de vida saudáveis através da prática da atividade física. Sendo este projeto também reconhecido com o SNQ, estando de parabéns todos os envolvidos. 

O Selo Nacional de Qualidade é concedido a professores com excelentes projetos eTwinning, indicando que o projeto atingiu um determinado nível de qualidade no seu país. Este tipo de projetos obedece a critérios rigorosos a saber, deve revelar inovação pedagógica; fazer a integração curricular tendo em conta a flexibilidade do currículo; existir comunicação e intercâmbio entre as escolas parceiras; fazer uso das tecnologias e não menos importante, apresentar resultados, impacto, documentação e sustentabilidade.

Como reconhecimento do trabalho feito no eTwinning a nível escolar nestes 2 últimos anos, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire foi distinguido com o Selo de Escola eTwinning.

O princípio por trás deste selo relaciona-se com a vontade do eTwinning em reconhecer e avaliar o envolvimento, compromisso e dedicação, não só de alguns eTwinners dispersos, mas de equipas de professores e dirigentes da mesma escola.

O conceito de alcance de estatuto de Escola eTwinning é o de uma jornada de desenvolvimento, com componentes que podem ser avaliadas objetivamente. Não pretende ser uma competição, mas sim uma progressão de um nível para o seguinte.

Com a obtenção deste selo, iremos :

- Obter uma maior visibilidade a nível europeu

- Integrar uma rede europeia de escolas eTwinning proeminentes para inspirar o futuro desenvolvimento do eTwinning

- Ser reconhecido como líder nas áreas de:Práticas digitaisPráticas de eSafetyAbordagens inovadoras e criativas à pedagogiaPromoção do desenvolvimento profissional contínuo do pessoalPromoção de práticas de ensino colaborativas com o pessoal e alunos

Relembramos que no universo de 200 mil escolas em todas a Europa, só 1004 são escolas com selo eTwinning. Em Portugal são apenas 59 e somos uma delas.

 

Projeto Healthy Style in Europe

Paulo Alexandre Fernandes Ferreira; Fábio Morais Monteiro; Fátima da Silva Ribeiro Ribeiro; Francisco Oliveira Pinto; Gonçalo Monteiro Pereira; João Artur Macedo Ferreira; Rodrigo Costa Vicente; Rodrigo Almeida Oliveira; Rita Carvalho Neves Arroio Almeida; João Carlos Pinto de Almeida; Alexandra Tomé Magalhães; Ana Catarina Costa Esteves; Cristiana Pereira da Costa; Daniel Pereira Gonçalves; Filipe Daniel Rocha Silva; Hugo Emanuel Rodrigues Francisco;Lara Tatiana Gomes Baptista; Lúcia Maria Tomé Maghalhães.

Projeto A Jorney throught traditional dances: understanding a culture

Ana Pinto; Bianca Rocha; Frederico Duarte; Gonçalo Almeida; Inês Dias; Joana Parente; Lara Ribeiro; Leonor Ferreira; Leonor Rodrigues; Margarida Paiva; Maria Albuquerque; Maria Eduarda Pinto; Mariana Oliveira; Marta Magalhães; Tomás Rodrigues; Verónica Silva; José Afonso Correia; Lucas Pereira

 

Consultar Albúm aqui

Consultar Vídeo aqui

______________________________________________________________________________________________________

etw

Mais uma conquista para o nosso agrupamento.

No passado dia 8 de novembro o Sr. Diretor do Agrupamento esteve presente na Cerimónia de entrega de prémios eTwinning onde a nossa escola foi galardoada com o selo de escola eTwinning. Este reconhecimento é atribuído as escolas pelo trabalho inovador, em nome da promoção da cidadania, da consciência cultural e da competência digital, bem como o desenvolvimento de uma cultura de colaboração dentro e fora das escolas, comunidades locais e países. Das 200.620 escolas da Europa, somente 1004 ostentam este reconhecimento agora atribuído à nossa escola. Na mesma cerimónia, foram ainda entregues os selos de qualidade europeus, que reconhecem a excelência do trabalho desenvolvido pelos professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado nos projetos "A Journey through traditional dances: understanding a culture" e “ A healthy style of life in Europe”. Estes projetos estão entre os 1305 projetos mais importantes desenvolvidos em toda europa. Estes reconhecimentos são conquistados pelo trabalho conjunto de toda comunidade educativa, com destaque especial ao trabalho desenvolvido pelos alunos participantes que trabalharam de maneira muito empenhada para atingirmos este reconhecimento.

Consultar Galeria aqui

______________________________________________________________________________________________________

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE NOVAMENTE DISTINGUIDO COM 3 SELOS NACIONAIS DE QUALIDADE (SNQ) DE 3 PROJETOS ETWINNING 2019

Depois de no ano letivo 2017/ 2018 o agrupamento ter recebido o SNQ pelo projeto "The importance of traditional games as a factor of cultural integration" e posteriormente o Selo Europeu de Qualidade, a mesma equipa de trabalho lançou-se num novo desafio e, concomitantemente, num novo projeto intitulado "A Journey through Traditional dances: understanding a culture". Assim, os professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado trabalharam com parceiros da Turquia, Itália, Espanha e o Brasil e respetivas turmas para divulgar as danças tradicionais dos seus países, aprender os seus passos num trabalho coletivo que culminou em partilhas de elevado interesse na plataforma Twinspace, videoconferências com os professores e alunos, troca de postais entre todos os países participantes, vídeos vários… Mais uma vez recebemos o SNQ com este projeto, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores responsáveis, tendo sido referido pela equipa de avaliadores nacionais: “Parabéns pelo projeto! Conhecer as danças de cada local é, sem dúvida, um modo de conhecermos melhor os outros e um bom pretexto para compreendermos e falarmos uma nova língua. (...) Parabéns pelo trabalho desenvolvido.”

Capturar1

Além deste projeto, a professora Cidália Teixeira, docente de Espanhol desenvolveu um projeto com uma escola espanhola de Lepe  (na província de Huelva) que aprende o Português e a sua turma de Espanhol do 9ºB. O projeto "Glossário virtual de expressões idiomáticas ilustradas" foi contemplado com o SNQ e visou construir um glossário de expressões idiomáticas portuguesas e espanholas e ilustrá-lo com desenhos alusivos a cada expressão realizados pelos próprios alunos, desenvolvendo assim as suas competências linguísticas e ainda as competências artísticas e tecnológicas. Anteriormente, os alunos ainda foram postos à prova com um Kahoot elaborado por cada país parceiro.

Seguem os links dos dois glossários realizados no âmbito do projeto eTwinning. Glossário 1 e Glossário 2

Capturar2

O professor Marcos Morgado desenvolveu igualmente outro projeto com a turma 1º E do Ensino Profissional  denominado “A Healthy style of life in Europe”. Este projeto que teve como parceiros a Turquia, Itália e Polónia teve com principal objetivo partilhar os hábitos alimentares dos alunos e promover hábitos de vida saudáveis através da prática da atividade física. Sendo este projeto também reconhecido com o SNQ, estando de parabéns todos os envolvidos. A equipa de avaliadores nacionais destacou: "O projeto permitiu que os alunos assimilassem melhor a necessidade de um estilo de vida saudável, menos sedentário e com uma melhor alimentação, permitindo que trabalhassem em torno de uma certa herança cultural, promovendo, de forma bastante positiva, uma pedagogia colaborativa entre os alunos dos países parceiros, possibilitando a interação entre os alunos dos 4 países. Recorre a um conjunto variado de ferramentas web propiciadoras de um trabalho efetivo entre alunos e professores, nomeadamente, Kahoot!, Padlet, Genially; facilmente identificáveis nos diferentes produtos apresentados. São ainda exploradas ferramentas de comunicação. Projeto integrado no currículo dos alunos e cujo trabalho foi considerado para a avaliação dos mesmos. O facto de o TwinSpace estar privado, revela preocupação com as questões relativas à proteção de dados, facto que é muito positivo. PARABÉNS pelo projeto e pelos bons hábitos partilhados, continue a trabalhar estas questões.”

Capturar3

O Selo Nacional de Qualidade é concedido a professores com excelentes projetos eTwinning, indicando que o projeto atingiu um determinado nível de qualidade no seu país. Este tipo de projetos obedece a critérios rigorosos a saber, deve revelar inovação pedagógica; fazer a integração curricular tendo em conta a flexibilidade do currículo; existir comunicação e intercâmbio entre as escolas parceiras; fazer uso das tecnologias e não menos importante, apresentar resultados, impacto, documentação e sustentabilidade.

Refira-se que estes projetos foram avaliados por uma bolsa de avaliadores entre os quais se encontram os embaixadores eTwinning. 

 

Glossário virtual de expressões idiomáticas ilustradas Cidália Teixeira - Consultar

A Journey Through Traditional Dances: Understanding a Culture! Cidália Teixeira - Consultar

A Journey Through Traditional Dances: Understanding a Culture! Helena Magueja - Consultar

A Journey Through Traditional Dances: Understanding a Culture! Marcos Morgado - Consultar

A Healthy style of life in Europe. - Consultar

 

ESCOLA ETWINNING

seloetwinning

Como reconhecimento do trabalho feito no eTwinning a nível escolar, o Agrupamento de Escolas de Castro Daire foi distinguido com o Selo de Escola eTwinning.

A ideia de reconhecimento pelo trabalho feito no eTwinning existe desde o começo dos Selos de Qualidade, disponíveis aos professores pelos seus projetos a nível nacional e europeu. No entanto, nestes selos só está previsto o reconhecimento do trabalho individual de professores em projetos. De forma a reconhecer o trabalho feito a nível escolar, foi desenvolvido um novo selo: Escola Etwinning

O princípio por trás deste selo relaciona-se com a vontade do eTwinning em reconhecer e avaliar o envolvimento, compromisso e dedicação, não só de alguns eTwinners dispersos, mas de equipas de professores e dirigentes da mesma escola.

O conceito de alcance de estatuto de Escola eTwinning é o de uma jornada de desenvolvimento, com componentes que podem ser avaliadas objetivamente. Não pretende ser uma competição, mas sim uma progressão de um nível para o seguinte.

Com a obtenção deste selo, iremos :

- Obter uma maior visibilidade a nível europeu

- Integrar uma rede europeia de escolas eTwinning proeminentes para inspirar o futuro desenvolvimento do eTwinning

- Ser reconhecido como líder nas áreas de: Práticas digitaisPráticas de eSafetyAbordagens inovadoras e criativas à pedagogiaPromoção do desenvolvimento profissional contínuo do pessoalPromoção de práticas de ensino colaborativas com o pessoal e alunos

- Ter a possibilidade de exibir o Selo de Escola eTwinning em todos os materiais de promoção e informação.

 

ETWINNING - EUROPEAN QUALITY LABEL

european quality 600x400

Depois de termos sido agraciados com a atribuição de reconhecimento nacional através do Selo de qualidade nacional - Etwinning, o Agrupamento de Escolas foi distinguido com o SELO EUROPEU DE QUALIDADE pelo projeto  "The importance of the Traditional games as a factor of cultural integration”. Tal distinção evidencia o trabalho desempenhado dos alunos e professores envolvidos no projeto. Ler mais aqui

 

Depois de no ano letivo 2017/ 2018 o agrupamento ter recebido o SNQ pelo projeto "The importance of traditional games as a factor of cultural integration" e posteriormente o Selo Europeu de Qualidade, a mesma equipa de trabalho lançou-se num novo desafio e, concomitantemente, num novo projeto intitulado "A Journey through Traditional dances: understanding a culture". Assim, os professores Cidália Teixeira, Helena Magueja e Marcos Morgado trabalharam com parceiros da Turquia, Itália, Espanha e o Brasil e respetivas turmas para divulgar as danças tradicionais dos seus países, aprender os seus passos num trabalho coletivo que culminou em partilhas de elevado interesse na plataforma Twinspace, videoconferências com os professores e alunos, troca de postais entre todos os países participantes, vídeos vários… Mais uma vez recebemos o SNQ com este projeto, destacando a qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores responsáveis, tendo sido referido pela equipa de avaliadores nacionais: “Parabéns pelo projeto! Conhecer as danças de cada local é, sem dúvida, um modo de conhecermos melhor os outros e um bom pretexto para compreendermos e falarmos uma nova língua. (...) Parabéns pelo trabalho desenvolvido.”

 

Olá a tod@s!

"Castro Daire y Lepe: tan lejos y tan próximos. Historia de un encuentro de hermanos. Castro Daire e Lepe: tão longe e tão próximos. História de um encontro de irmãos."

Partilhamos aqui o "jornal" do projeto eTwinning, DAC e Cidadania e Desenvolvimento levado a cabo na turma do 11ºA ao longo deste ano letivo 2019/ 2020.

Por iniciativa dos alunos Bianca Rocha, Gonçalo Almeida, Leonor D. Rodrigues, Leonor F. Rodrigues e Marta Magalhães, o professor Marcos Morgado propôs um projeto etwinning intitulado Bike tour. Este projeto teve grande aceitação pelos parceiros europeus contando com a participação de escolas da Espanha, Polónia, Eslováquia, Grécia e Turquia (2 escolas). Os principais objetivos foram: promover hábitos de vida saudáveis, melhorar os conhecimentos sobre o ambiente e a preservação do mesmo, conhecer  novas ferramentas informáticas, melhorar as competências linguísticas e desenvolver o conhecimento e a tolerância com outras culturas europeias. O projeto está em fase de conclusão tendo uma avaliação muito positiva por parte de alunos e professores.

giae

giaeINTERNO

Resultado de imagem para centro qualifica

BIBLIOTECALOGO