ERASMUS + PROJETO

Imprimir
Visitas: 5478

Erasmus

PORTAL WEB DO PROJETO: Aceder

OBJETIVO:

 

OS NOSSOS PARCEIROS:

Liceul Tehnologic Eremia Grigorescu, Roménia

Saniye Husamettin Ozaltin Ortaokulu, Turquia

Secondary School "Konstantin Velichkov", Bulgária

Liceo Rosa-Gianturco", Itália

2o Epaggelmatiko Lykeio Katerinis, Grécia

 

MOBILIDADES:

Adana, Turquia, novembro de 2019

Itália, março de 2020

Grécia, maio de 2020

Portugal, outubro de 2020

Bulgária, março de 2021

Roménia, maio de 2021

 _______________________________________________________________________________________________________

together we are the future Prancheta 1 1Os alunos do 10ºA, B e 11ºB, C, no âmbito da disciplina de Inglês, participaram em alguns projetos etwinning durante o ano letivo em curso. Segue testemunho na primeira pessoa sobre quão enriquecedor este tipo de projetos é para os nossos alunos:
"O projeto eTwinning deu-nos muitas oportunidades para conhecer o mundo, aprender a trabalhar juntos, aprender sobre muitas culturas diferentes e, o mais importante, ajudou-nos a expandir nosso conhecimento em inglês. Tive a imensa sorte de fazer parte de alguns projetos e sempre me diverti muito. Os temas abordados são úteis tanto na nossa formação académica como para o nosso futuro. É também uma forma interessante e motivadora de abordar os conteúdos da disciplina de Inglês. No projeto “Together we are the Future” tive oportunidade de conhecer opções de formação profissional que desconhecia. Estes são exemplos muito bons de como esses projetos podem contribuir para a escolha dos nossos futuros trabalhos. Outros temas sobre os quais falamos ensinaram-nos a preservar nosso mundo como, por exemplo, o projeto “Recycling” que nos orientou na aprendizagem de fatos importantes para cuidar do nosso mundo e versou sobre outros temas importantes que são muito recentes. Todos os projetos são discutidos entre todos os participantes. Desse modo, tivemos a necessidade de comunicar em inglês para nos entendermos e compartilhar as nossas ideias, isso ajudou-nos a aprender uma língua estrangeira e todos verificamos uma grande melhoria nas nossas competências comunicativas em inglês após cada projeto. A maior recompensa que tive com a participação nestes projetos foi a forma divertida como as atividades foram implementadas e eu definitivamente estou ansiosa para participar em mais projetos e espero voltar a ter contacto com as pessoas que eu conheci."
Lara Mendes, 11º C

 

 _______________________________________________________________________________________________________

MOBILIDADE À TURQUIA

CASTRO DAIRE – ERASMUS + em ADANA, TURQUIA

 

 Adana

Entre os dias 10 e 16 de novembro de 2019, alunos e professores do agrupamento deslocaram-se à Turquia, concretizando, assim, a primeira mobilidade, no âmbito do PROJETO ERASMUS+KA 229 “TOGETHER TO IMPROVE OUR FUTURE”.

Este projeto envolve a participação de escolas de seis países: Portugal; Itália; Grécia, Turquia; Bulgária e Roménia. Como principais objetivos, salientam-se os seguintes: promover a cooperação escolar a nível europeu, atualizando e reforçando competências profissionais; internacionalizar as escolas, estabelecendo contactos e relações de colaboração duradouros; bem como, fomentar um ambiente multicultural, que permita eliminar barreiras, sem perder as especificidades nacionais.

Nesta mobilidade participaram os alunos Ana Isabel Paiva, Filipa Parente e Raquel Andrade, do 10ºano, e Pedro Correia, do 11ºano, tendo sido acompanhados pelos professores Helena Macedo, Paula Gonçalves e Alberto Marinho.

O projeto irá decorrer ao logo dos anos letivos 2019/ 2020 e 2020/ 2021 e está direcionado para alunos do 9º ao 12ºano. Fazem ainda parte da equipa a professora Lúcia Carvalhas, coordenadora do projeto, e o professor Élio Serrano.

A escola que nos recebeu, nesta primeira mobilidade, situa-se em Adana, uma cidade situada na região sul do país, nas proximidades do mar mediterrâneo, com aproximadamente três milhões de habitantes. Ao longo da semana realizaram-se diversas atividades na escola, de acordo com um programa previamente definido, incluindo sessões de trabalho para professores e alunos. A jornada foi iniciada com uma apresentação multimédia sobre as várias escolas e respetivas regiões, dinamizada pelo grupo de alunos de cada país participante. Entre outras atividades, os alunos, em colaboração com docentes, trabalharam em grupos para a elaboração do logótipo do projeto, assistiram a uma conferência no âmbito da motivação para a aprendizagem, visitaram salas e instalações e observaram aulas, ficando a conhecer as suas metodologias de ensino e especificidades da escola, como, por exemplo, o acolhimento de alunos Sírios nas várias turmas. Todos os participantes foram agradavelmente recebidos com um almoço convívio na escola, ficando a conhecer a gastronomia local e travando amizades. Simultaneamente, e em particular os alunos, tiveram a oportunidade de desenvolver as suas competências comunicativas e linguísticas. A língua comum de comunicação foi o Inglês, no entanto promoveu-se a consciencialização para a importância de todas as línguas, e até o conhecimento de algumas expressões mais comuns. Alunos e docentes foram ainda amavelmente recebidos pelo Diretor Regional de Educação e pelo Diretor Regional do Turismo, nas respetivas instituições.

Para além das atividades subjacentes ao tema da mobilidade, os alunos e docentes envolvidos visitaram algumas das principais referências culturais e turísticas locais, designadamente o centro da cidade, percorrendo as ruas mais antigas, os mercados tradicionais e os bazares; a ponte romana sobre o rio Seyhan e a imponente mesquita local, atualmente a maior do país. Foi realizada também uma visita ao novo museu de Adana, ainda em fase de conclusão. Aqui pudemos observar um vasto leque de obras excecionais da herança histórica e cultural deixada pelas diversas civilizações que marcaram a região ao longo da história.

Houve ainda tempo para uma visita a alguns locais circundantes, como a pequena vila de Tarsus, terra natal do Apóstolo S. Paulo, e a Capadócia, região extraordinária pela sua beleza e originalidade das formações rochosas “chaminés de fadas”. Aqui passámos pelas cidades de Uçhisar e Göreme e observámos algumas das capelas esculpidas nas rochas, construídas na era da ocupação cristã da região. Uma visita guiada ao museu local, “open-air museum”, contribuiu, também, para um maior enriquecimento científico e cultural dos participantes.

Como balanço desta mobilidade concluiu-se, mais uma vez, que a participação em Projetos Erasmus + são determinantes para a modernização e internacionalização do nosso agrupamento, no âmbito da formação e da inovação pedagógica, e das quais a língua inglesa e as TIC são indissociáveis. Estes projetos são, indubitavelmente, uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional de alunos e professores.

Consultar Galeria aqui

A professora: Paula Gonçalves

 

giae

giaeINTERNO

Resultado de imagem para centro qualifica

BIBLIOTECALOGO