ACREDITAÇÃO ERASMUS PARA O ENSINO ESCOLAR E PROFISSIONAL
Após um processo de 7 meses de preparação do plano Erasmus no ano letivo 2021/22 - o plano de internacionalização do nosso agrupamento - é com muita satisfação que a nossa instituição obteve a acreditação Erasmus para o ensino escolar e paro o ensino profissional.
O plano Erasmus do Agrupamento de Escolas de Castro Daire consubstancia a vontade de assumir-se como um agrupamento de referência, em sintonia com os valores da Europa e pretende ser aliciante para todos os públicos que, diariamente, ensinam e estudam nesta instituição. A nossa instituição quer apostar e proporcionar experiências formativas ricas, aliciantes, diversificadas à comunidade escolar, por forma a reforçar os princípios elencados no projeto educativo do agrupamento, a missão da nossa escola. É nosso propósito abrir as mentes dos vários atores da comunidade educativa: abrir as mentes para aprender, tolerar, arriscar, desafiar-se, crescer, unir-se, fortalecer-se. No contexto sociocultural e geográfico mais desfavorecido em que o Agrupamento de Escolas de Castro Daire se situa, acreditamos que a internacionalização é a porta de entrada a novos desafios e um trunfo para que a identidade do agrupamento saia fortalecida e um motivo para os alunos ficarem na escola.
Em fevereiro de 2023, foram realizadas duas candidaturas a financiamento no âmbito da nossa acreditação e dos nossos objetivos. O setor ensino escolar irá recebe a soma de 33000 euros e o ensino profissional 36000, fundos destinados às atividades de mobilidades pensadas para os dois setores. No que diz respeito ao ensino profissional, as mobilidades para alunos serão direcionadas para a formação em contexto de trabalho (estágios no estrangeiro).
O Plano ERASMUS está baseado nos níveis de qualidade do programa, seguindo os princípios fundamentais e as boas práticas de gestão. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS a) Inclusão e diversidade O Agrupamento de Escolas de Castro Daire respeitará os princípios da inclusão e diversidade em todos os aspetos das suas atividades, nomeadamente garantindo o envolvimento dos participantes com menos oportunidades. b) Sustentabilidade e responsabilidade ambiental c) Educação digital (alinhada com o Plano de Transição Digital e o PADDE da escola) d) Participação ativa na rede de organizações Erasmus. Esta estratégia de internacionalização da nossa escola tem como finalidade dotar a instituição de mecanismos de capacitação dos seus alunos e professores, que proporcionem mudanças visíveis no processo de ensino/ aprendizagem, em perfeita sintonia com o Projeto Educativo do Agrupamento.
Porque afinal, somos uma escola com valores, missão e visão.
PROJETOS EM CURSO
- Projeto KA210 "The Door to the future:STEAM training"
No próximo ano letivo, irão decorrer as mobilidades de alunos e professores no âmbito do novo projecto KA210. A primeira será em outubro a Nápoles (Itália). O processo de seleção dos alunos obedecerá a critérios que aqui divulgamos, numa lógica de transparência e igualdade para todos. Nesta mobilidade em concreto, o público-alvo são os alunos que neste ano letivo se encontram no 11º ano e no próximo ano estarão no 12º ano (de todas as áreas).
Os interessados deverão ler cuidadosamente o aviso de abertura e preencher um formulário online (previamente enviado a todas as turmas alvo) até ao dia 14 de junho.
O Programa Erasmus+ proporciona um conjunto de oportunidades aos seus públicos no âmbito da mobilidade individual, cooperação entre organizações e instituições. Visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade das pessoas.
Agarra esta oportunidade!
Para eventuais esclarecimentos de dúvidas, é favor enviar email a Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contactar a professora Cidália Teixeira
Após a desistência de uma candidataselecionada e de depois de uma segunda ronda de entrevistas realizada no dia 21 de julho, divulgamos o candidato selecionado para a mobilidade a Nápoles no próximo mês de outubro, no âmbito do projeto KA210 "The door to the future:STEAM training"
DIVULGAÇÃO DA LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS
- Afonso Almeida - 11ºA - Admitido
- Carolina Gonçalves - 11ºB - Não Admitido
O feliz selecionado será contactado pela equipa Erasmus+ a fim de proceder já à preparação da mobilidade (autorizações, contrato de participação, etc)
PROJETOS ENCERRADOS
- Together to Impruve our Future! - Consultar
- Transnational Tale Journey - Consultar